Lolita San Miguel
Lolita San Miguel, nascida em Nova York, filha de pais porto-riquenhos, é uma professora de Pilates de primeira geração e pratica o método há 59 anos.
Ela iniciou seus estudos de movimento corporal aos sete anos de idade como aluna de balé e teve uma carreira distinta na dança a partir dos 15 anos, integrando companhias como a Slavenska Franklin Ballet, Joffrey Ballet, e foi solista do Metropolitan Opera Ballet por dez anos.
Apaixonou-se pelo Método Pilates, tornou-se aprendiz de Carola Trier e, posteriormente, de Joseph e Clara Pilates, sendo certificada por Joseph Pilates em 1967. Acreditando na educação contínua, também obteve um certificado da Polestar Pilates em 2003.
Lolita mudou-se com o marido para Porto Rico em 1977. Lá, fundou o Ballet Concierto de Puerto Rico, onde atuou como Diretora Artística por 26 anos, e também fundou a Pilates y Más, Inc., em 2000. Retornou ao continente em 2005, iniciou seu bem-sucedido Programa de Mentoria para Mestres em Pilates, com 160 horas de duração, e produziu onze DVDs que se tornaram best-sellers. Em 2013, lançou seu programa de formação de professores Lolita’s Legacy, com 500 horas de duração, que é ministrado ao redor do mundo: na Austrália, América do Sul, América Central, Porto Rico, Japão, Escócia, Ucrânia, Europa e, naturalmente, nos Estados Unidos.
A Sra. San Miguel se orgulha especialmente de suas iniciativas para homenagear Joseph Pilates, tanto em seu local de nascimento quanto em seu local de descanso no Cemitério Ferncliff, em Nova York. Essas iniciativas resultaram na instalação de uma placa memorial no local onde ele nasceu, em Mönchengladbach, e na realização de conferências internacionais bienais de Pilates, como a que você está participando agora e, desde 2016, também em Nova York.