WORKSHOPS:

Adriana Coldebella - Chair: Lapidando Instrutores

A Chair, por ser um equipamento com base de apoio reduzida, exige maior controle dos praticantes, tanto no que diz respeito à precisão das ações que devem ser realizadas sobre ela quanto ao grau de dificuldade dos exercícios. Isso faz com que, muitas vezes, o profissional deixe de utilizar a Chair em suas aulas, em detrimento da “segurança e facilidade” dos outros equipamentos. Sendo assim, o objetivo desse workshop é lapidar a prática dos instrutores, estimulando o uso de sequências fluidas e harmônicas, de forma que seu aluno se sinta seguro e ao mesmo tempo instigado a utilizar esse desafiador equipamento. Também serão abordadas posições estratégicas nas quais os instrutores devem se posicionar para auxiliarem seus alunos com o máximo de segurança e eficácia para ambos.

Adriana Coldebella - REFORMER TOWER: Descobrindo novos caminhos

“Buscando novos caminhos para estruturar o corpo, o Reformer Tower possibilita movimentos fluidos e conectivos, desafiadores, mas ao mesmo tempo seguros, desde que executados com controle. Nesse workshop serão utilizados o Reformer, a Tower e o Box para a construção dos exercícios, de forma que a conexão seja um fator primordial para a organização do corpo.  Pré-requisito básico: querer relacionar-se; estar presente; buscar a conexão entre os equipamentos e entre você; venha com a mente aberta e sem preconceitos”

Adriana Trotta - Mat Clássico Para Pessoas Especiais

Revisão dos exercícios de Mat Clássicos, com ênfase nas adaptações para atender pessoas com limitações variadas (idosos, obesos, pessoas com dores na coluna, joelhos, ombros, etc).

Adriana Trotta - Reformer no Mat

Série de exercícios do Reformer Clássico feita no solo sem a ajuda das molas e da estrutura do equipamento. Teste o seu Power House! Experimente como uma aula usando apenas o colchonete pode ser tão intensa e dinâmica. Um verdadeiro desafio!

Cassia Frade - A Versatilidade do Cadillac

O Cadillac é sem dúvida, dos aparelhos de Pilates, o mais versátil. Neste workshop exploraremos esta versatilidade usufruindo das suas dimensões, propriedades e estrutura, descobrindo como esta peça extraordinária pode estimular nossa criatividade para ajudar a superar as fraquezas do cliente, bem como desafiar sua força e seu potencial, dentro da visão da Contrologia.

Cassia Frade - The Universal Reformer: Consolidando o Básico Para Construir Progressões

Neste workshop vamos aprender a tirar proveito do repertório básico para avaliar a capacidade de movimento funcional dos alunos. Reforçando a base para progredir ao nível avançado com segurança e dentro da visão da Contrologia.

Cecilia Panelli - Solo com Magic Circle

Com o objetivo de “Manter vivo o espírito de Joseph Pilates e honrar a integridade do método original” este workshop visa acrescentar o Magic Circle, que é um acessório criado por Pilates para desafiar o cliente que já possui um nível de condicionamento do corpo.

Cecilia Panelli - Mat com Bola

Seguindo a ordem clássica dos exercícios de solo criados por Joseph Pilates, este workshops adiciona a bola suíça (55), exercícios originais como forma de desafiar os clientes intermediários e mais avançados. Nota: A bola suíça não e um acessório original criado por Pilates, apenas e aplicada aos exercícios dando novo estímulo.

Elizabeth Larkam - Pilates Centrado na Fascia: Mat & Reformer – sequências de recuo elástico para a parte superiror, inferior do corpo

Tecidos fasciais são capaz de armazenar e liberar energia cinética similar a uma mola elástica. “O recuo elástico representa um papel muito importante ao andar, correr e saltar.” (Capítulo 10, ‘Fascia in Sport and Movement’, editado por Robert Shleip, Handspring Publishing, Janeiro de 2015). Aprenda, pratique e compreenda os movimentos da fascia central, os quais são a sequência de sucesso para colocar a ‘mola no seu passo’ e conectar a força dos seus braços com a resiliência do tronco. Apenas recentemente a medicina esportiva e a cirurgia ortopédica estão informando a importância da prática no Reformer. Esses exercícios podem ser ensinados em uma aula unicamente de Reformer ou alguns aspectos da sequência podem ser selecionados e incluídos em outras aulas de Reformer.

Elizabeth Larkam - Variações em Pé no Reformer para Mobilidade do Quadril, Equilíbrio e Força

Exercícios eficientes em pé, em uma sequência bem planejada, resulta em uma melhora na mobilidade do quadril e conecta os membros ao tronco. O aumento do equilíbrio e força, resultados dessa sequência, torna o andar mais eficiente e confiante.

Elizabeth Larkam - Sequências de Exercicios na Step Chair

Entender os estágio do caminhar é um pré-requisito para criar sequências de movimento no Pilates Contemporâneo. É muito importante aprender as fases básicas do caminhar e as sequências que visam a propulsão, estabilidade postural, absorção de impacto e conservação de energia no Pilates.

O controle do Tronco em todos os planos de movimento é a sequência perfeita para melhorar o equilíbrio e ter um andar mais eficiente. Essas sequências são benéficas para uma grande variedade de clientes, como por exemplo:

  • Todos os interessados em melhorar seu equilíbrio;
  • Aqueles que antecipam a substituição articular;
  • Aqueles que já fizeram uma substituição articular;
  • Aqueles que perderam a força por causa de doença ou tratamento de câncer;
  • Aqueles com disfunções neurais.
Érika Fehler - Cadillac Avançado

Aplicaremos os princípios biomecânicos de trabalho nos exercícios de Cadillac nível avançado, exigindo um maior grau de força, equilíbrio e coordenação. Conhecer estes exercícios nos dá uma maior compreensão do nível essencial utilizado no programa Cadillac e de todo trabalho progressivo, preparando o corpo para novos desafios, que poderão ser aplicados a pessoas com uma condição física elevada.

Érika Fehler - Reformer e Torre Simultâneo

Combinaremos simultaneamente a funcionalidade do Reformer com exercícios e benefícios do Cadillac, contribuindo com variedades no nosso repertório, aumentando as dificuldade e maximizando os resultados. O uso de faixas de extensão proverá uma resistência maior. Cadillac Avançado: Aplicaremos os princípios biomecânicos de trabalho nos exercícios de Cadillac nível avançado, exigindo um maior grau de força, equilíbrio e coordenação. Conhecer estes exercícios nos dá uma maior compreensão do nível essencial utilizado no programa Cadillac e de todo trabalho progressivo, preparando o corpo para novos desafios, que poderão ser aplicados a pessoas com uma condição física elevada.

Gabriela Zaparoli - Pilates Aplicado á Hérnia Cervical

O diagnóstico de hérnia cervical está cada vez mais frequente. Esse workshop tem como objetivo principal, auxiliar o instrutor de Pilates como trabalhar com essa patologia, abordando os exercícios indicados e Contra-indicados e o treinamento da musculatura estabilizadora.

Gabriela Zaparoli - Pilates Aplicado á Hérnia Lombar

Esse workshop aborda uma das patologias mais comuns dentro do estúdio de Pilates: a hérnia lombar. Tem como objetivo auxiliar o instrutor de Pilates como trabalhar essa patologia abordando as indicações e contra-indicações de exercícios e o treinamento da musculatura estabilizadora.

Glaucia Adriana - Desvendando a Escoliose através do Método Pilates

A escoliose é muitas vezes negligenciada, e só começa a incomodar o paciente quando a deformidade se instala, e ele começa a enxergar as discrepâncias em seu corpo. Um grupo menor de pacientes já chega com dor, devido a todas as compensações criadas pela escoliose. Em ambos os casos, o Método Pilates tem um papel fundamental na abordagem de pacientes com escoliose. Através da avaliação dinâmica específica para desvios laterais da coluna, conseguiremos traçar objetivos para abordar a escoliose de forma efetiva. Nesse workshop iremos não só passar pelos pontos principais a serem avaliados, mas também desenvolver dinâmicas de trabalho para esses clientes.

Glaucia Adriana - Cervicalgias – Abordagem Dinâmica no Método Pilates

O que fazer e o que não fazer de forma alguma durante uma sessão de Pilates com um cliente acometido de dor na coluna cervical? Quais os exercícios e protocolos efetivos para ajudar no alívio e tratamento das cervicalgias? Esse workshop foi criado depois de anos de prática e atendimento, utilizando diversas abordagens dentro do Método Pilates. Vamos desenvolver o raciocínio crítico a respeito do que realmente é eficaz e quais adaptações devemos realizar para trabalharmos de forma efetiva com esse tipo de cliente.

Janaina Cintas - A importância de não confundir a estabilidade do tronco com a rigidez

Mostrar ao congressista a profundamente a teoria do power house para que não haja confusão entre o conceito da estabilidade segmentar com a rigidez evitando a perda da energia potencial e não prejudicar a mobilidade de seu paciente ou aluno.

Janaina Cintas - Biomecânica do Pilates

Apresentar ao congressista a biomecânica existente por detrás do Pilates através de um estudo bibliográfico e científico profundo e esmiuçado da física, seguido da prática já explicitada mecanicamente dos exercícios iniciantes do Mat Pilates Clássico.

Joaquim Vega - Pilates Aplicado no Pós-Operado de Cirurgias Abdominais

Nesse workshop será explanado as alterações biomecânicas estruturadas que podem se apresentar em indivíduos pós-operado de cirurgias abdominais, adequando exercícios do método Pilates para essas situações.

Joaquim Vega - Reorganização do Sistema Fascial Associado ao Método Pilates

Nesse workshop será demonstrado a associação da aplicação da terapia manual de acesso imediato ao sistema fáscial com exercícios do método Pilates, objetivando organizar as tensões fásciais durante o movimento corporal, na intenção de adequar o input proprioceptivo para uma melhora do aprendizado motor, da flexibilidade corporal e da mobilidade do sistema fáscial.

Keyner Luiz - Reabilitação das Patologias do Joelho através de exercícios de Mat com Acessórios

Workshop prático com explanações teóricas. Nele abordaremos como prevenir e tratar as principais patologias do joelho através de exercícios de chão com e sem acessórios. Também, iremos introduzir tópicos do uso da Terapia Manual para acelerar a recuperação.

Keyner Luiz - Pilates e Treinamento Funcional nas Patologias do Quadril

“Duas das técnicas mais populares da atualidade e nos perguntamos porque muitos profissionais fazem uso EXCLUSIVO de uma ou de outra apenas?

As patologias do quadril talvez sejam o grande mal do século, onde a postura sentada tem sido um grande vilão para o surgimento destas patologias.

Pensando nisso, porque não utilizar o Pilates e o Treinamento Funcional para recuperar melhor e mais rapidamente meu aluno?

Porque não unir e utilizar ferramentas altamente eficazes na prevenção de lesões do quadril?

Em nosso workshop , iremos ensinar a aplicar os pilares do Treinamento Funcional junto aos princípios do Método Pilates em espaços reduzidos, como Estúdios de Pilates por exemplo, entendendo como a união das duas técnicas irá te ajudar na recuperação do seu clientes, aumentar seu repertório e te ajudar a fazer a melhor escolha para cada caso.

Faremos isso utilizando fundamentos de ambas as técnicas tendo como ferramenta poucos acessórios e mesmo assim tornando a aula produtiva e eficaz ao aluno.

Iremos ensinar repertório de movimentos, entretanto, mais do que isso, você irá aprender o porque e pra quê faz isso.

Venha preparado(a) para sair daqui com mais conhecimento e aplicar o que aprendeu junto aos seus alunos.”

Marlon Bluner - Mobilizações Articulares e Neurais no Cadillac

Neste workshop iremos abordar alguns conceitos de mobilizações articulares e neurais, aplicando as técnicas no aparelho do Cadillac. Tais técnicas ajudarão o profissional a trabalhar de forma segura abrindo caminho para usar essas manobras e assim tratar melhor a estratégia para a reabilitação.

Marlon Bluner - Reabilitação das patologias de membros inferiores no Reformer.

Neste workshop iremos trabalhar as principais patologias dos membros inferiores comumente dos studios de pilates. Possui um repertório que se encaixa bem nas necessidades do instrutor na hora de reabilitar.

Patricia Valeriano - Repertório de aulas para gestante trimestre a trimestre

Neste workshop vamos abordar os exercícios utilizados durante as aulas de pilates para gestantes, as adaptações e as principais queixas características de cada trimestre. O que precisamos saber para escolher os exercícios adequados para cada fase da gestação.

Rodrigo Nanô - Wunda Chair & Pedi Pole

O foco desse workshop será exclusivo na abordagem pedagógica de como executar exercícios originais de Joseph Pilates nos aparelhos Wunda Chair e Pedi Pole. Veremos o quão são incríveis os exercícios nos aparelhos originais pouco conhecidos pela comunidade do Pilates.

Rodrigo Nanô - Reformando o corpo com o Universal Reformer

Reformando o corpo com o UNIVERSAL REFORMER esse é o coração do Método e seu nome já diz o que proporciona (a Reforma do Corpo). Trabalharemos com o foco na dinâmica das transições incorporando o vigor e fluidez ao simular uma aula completa executando o conjunto de movimentos conhecidos como “System” que estimula a prática de TODO O CORPO através de sequencias sem pausas que são realizadas em todas as partes do mundo que o Pilates Clássico atua.

Vanessa Alves - Columpio Avançado - novas percepções do treinamento de forca e resistência

Novas percepções do treinamento avançado: Vamos explorar ainda mais o nosso queridinho Columpio. Vamos levar o conceito de avançado para outras percepções corporais e mostrar outras possibilidades de se trabalhar força e resistência muscular, a coordenação motora, o equilíbrio e o alinhamento postural, mas sem perder a fluidez.

Vanessa Alves - Suspensus no tratamento da hérnia discal

Muitas pessoas ainda têm dúvidas em como trabalhar exercícios em suspensão com um paciente que tem hérnia discal (uma das patologias mais comuns em estúdios de pilates hoje em dia). Neste workshop provaremos que não só é possível como também muito benéfico para seu aluno, trazendo excelentes resultados e muitos exercícios.

Vanessa Melo - Pilates Kids

Primeiro, eduque a criança. Na infância, hábitos bons e maus são facilmente adquiridos. Então, por que não nos concentramos na aquisição de bons hábitos apenas, para evitar que, no futuro, tenhamos a necessidade de corrigir os maus, o que frequentemente é impossível, mesmo quando o empenho físico é acompanhado de vigorosos esforços mentais? Dessa forma, é de grande importância ensinar à criança os princípios maiores do equilíbrio entre corpo e mente. Em outras palavras, o desenvolvimento correto do corpo e mente por meio de uma nova ciência da Contrologia. – Joseph Pilates

Vanessa Melo - Pilates e a Terceira Idade

O que acontece com as pessoas quando elas envelhecem? O que idade cronológica significa? O tempo passa e provoca mudanças no metabolismo de todos nós. Estas mudanças no metabolismo de todos nós. Estas mudanças não são apenas biológicas, físicas, mas são também mentais e emocionais.

Nosso trabalho será, portanto, reconhecer um pouco da história clínica do idoso para, através de uma análise do seu meio sociocultural e as influências de suas capacidades e incapacidades, poder perceber e sugerir um trabalho de efeito positivo por meio de um sistema de exercícios (dentro do Método Clássico) adequados para as suas dificuldades e limitações, como o Pilates tem se mostrado ser nos últimos tempos.

Desejamos um excelente aprendizado a todos os interessados em promover um melhor trabalho direcionado àqueles que fazem parte dessa faixa etária chamada terceira idade.